terça-feira, 23 de outubro de 2012

Congresso de Saúde e Espiritualidade acontece em Botucatu



Congresso de Saúde e Espiritualidade acontece em Botucatu, SP



Nos últimos quatro séculos, graças, sobretudo, à forte intolerância religiosa, aprofundou-se o fosso entre ciência e religião, com a opção da maioria das comunidades científicas pelo paradigma materialista. Algo novo, porém, vem ocorrendo com a introdução do fator Espiritualidade nos estudos, pesquisas e na própria prática médica.Desde a década de 70, principalmente, cientistas das diversas áreas do conhecimento (médicos, físicos, psicólogos, etc) têm se empenhado no estudo da relação entre os aspectos espirituais e as repercussões benéficas que estes trazem aos pacientes. A revisão de vários trabalhos nessa área nos leva a perceber o quanto o caráter espiritual do ser humano é importante no tratamento e recuperação de muitos pacientes.Dentro do meio acadêmico, observa-se, cada vez mais, o aumento no número de faculdades e Universidades internacionais e nacionais que incorporaram em seus currículos médicos as disciplinas de Medicina e Espiritualidade. No Brasil, destaque para a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Universidade do Triângulo Mineiro (em Uberaba/MG). Nos EUA, atualmente, mais de 80 instituições de ensino médico debatem esse tema junto aos graduandos e a American Association of Medical Colleges (AAMC,1999) tem desenvolvido guidelines e objetivos educacionais para cursos de medicina e espiritualidade.É com o propósito de trazer essa discussão para a nossa faculdade que realizamos o IX Congresso de Saúde e Espiritualidade de Botucatu. Sejam todos bem-vindos!

De 26 a 28 de outubro de 2012, será realizado o IX Congresso de Saúde e Espiritualidade de Botucatu, no interior de São Paulo. O local do evento é o Salão Nobre da Faculdade de Medicina de Botucatu, onde, a partir das 18h, do 1º dia, deverão ser feitas as inscrições.

Abrindo a programação, na sexta, 26, às 19h30min, uma mesa redonda debaterá o tema “Como abordar a morte segundo a religião do paciente”, com a participação de representantes de diversas religiões.

No sábado, 27, a partir das 9h, acontecerão as seguintes palestras: “Crianças excepcionais e espiritualidade”, com Niura Ribeiro Padula; “A Síndrome do Desconhecimento Interior”, com Marcus Vinícius Moreno; “O desenvolvimento embrionário e espiritual do ser”, com José Carlos Peraçoli; “Florais de Bach e espiritualidade”, com Ana Paula Nappi; “A influência das emoções sobre a pele”, com Jane Bassi; “A importância da espiritualidade para o profissional da saúde”, com Rodrigo Bassi; “O efeito da imposição de mãos sobre aspectos fico-fisiológicos dos seres vivos – a ciência investigando a tradição”, com Ricardo Monezi e “Fertilização in vitro e embriões congelados – aspectos éticos e espirituais”, com Tácito Sgorlon.

Encerrando o evento, no domingo, 28, a partir das 9h, André Luiz Ruiz apresentará o tema “O papel da fé no restabelecimento da saúde”. Esta última atividade terá entrada gratuita.


O endereço da Faculdade de Medicina de Botucatu é Rua Rubião Jr., s/n, Botucatu, SP.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3811-6260.






Nenhum comentário:

Postar um comentário